top of page
Foto do escritorOreo Consultoria

5 brincadeiras para fazer com os bebês e ajudar no seu desenvolvimento




Engana-se quem pensa que os bebês não podem se divertir assim como as crianças maiores. Existem muitas brincadeiras que podemos explorar com eles enquanto eles ainda não andam. Além de divertirem os bebês, essas atividades ajudam de diversas formas no desenvolvimento.

Confira algumas ideias de brincadeiras que é possível fazer com seu pequeno em casa e criar momentos de muito amor e carinho entre vocês.

1 - BOLINHA


A ideia é entreter o bebê movimentando uma bolinha de um lado para o outro, assim ele irá acompanhar esse movimento, estimulando-o a mexer seu pescoço. Com o tempo, ele tentará agarrar a bolinha, o que ficará ainda mais divertido! Já para os bebês que se sentam, é possível brincar no chão, um de frente para o outro, rolando a bola com as mãos e trocando-a entre vocês.

2 - IMITANDO


A coisa mais gostosa que presenciamos é quando o bebê esboça aquele lindo sorriso banguela. Para estimulá-lo, sorria e espere que ele repita. O mesmo processo de reflexão vale para a fala para aqueles bebês que balbuciam algumas palavras. O ideal é emitir alguns sons simples como “mama”, para ver se ela repete. Já a partir do décimo mês, é possível incentivá-lo batendo palmas, mandando beijo e dando tchau. Você verá que ele repetirá isso quando cantar parabéns na comemoração de 1 aninho.


3 - INSTRUMENTOS


A música é uma das brincadeiras mais úteis e divertidas desde o nascimento do bebê. Como a audição é desenvolvida ainda dentro da barriga, desde novinho o filhote consegue acompanhar sons. Uma dica é brincar com chocalho, especialmente entre o quinto e o sexto mês, quando a criança consegue virar a cabeça em direção ao som (estimule mexendo o instrumento por vários lados!) e já tenta buscar o objeto com as mãozinhas.

4 - BANDINHA MUSICAL


Ainda falando em música, entre o sexto e o oitavo mês vocês podem brincar juntos de fazer sons com objetos. Um exemplo é oferecer colheres e garrafas plásticas ao filhote, mostrando que quando uma bate na outra emite um som. Nessa fase, ele já gosta de ficar batendo brinquedos, então com certeza vai ser diversão na certa!

5 - ESCONDE-ESCONDE


Sabe aquela brincadeira antiga de colocar e tirar uma fraldinha de pano do rosto do bebê? Então, ela garante boas gargalhadas brincando de esconde-esconde. A diversão é certa especialmente entre o sétimo e o nono mês, quando a visão está bem desenvolvida no bebê. E tem ainda um propósito a mais bem legal: o pequeno aprende que quando você some, você volta, o que diminui a ansiedade de separação.

Experimente fazer uma dessas brincadeiras com seu pequeno e conte pra gente como foi. Nós já estamos apostando que será sensacional.

Fonte: Mil dicas de mãe


4 visualizações0 comentário

コメント

コメントが読み込まれませんでした。
技術的な問題があったようです。お手数ですが、再度接続するか、ページを再読み込みしてださい。
bottom of page