Nós sabemos que o brincar é parte fundamental para o desenvolvimento da infância. As brincadeiras despertam a criança para o mundo ao seu redor, contribuindo nas suas relações sociais e na formação da sua personalidade.
No entanto, com o avanço da tecnologia, é possível ver que muitas crianças estão perdendo o interesse no ato de brincar, preferindo passar seus momentos de lazer em frente às telinhas. É preciso que os pais e responsáveis estejam atentos. Apesar da tecnologia ser útil e proporcionar muitas vantagens à infância, é necessário manter o equilíbrio.
Sendo assim, estimular as brincadeiras é uma atitude importante que precisa ser aplicada frequentemente e com bastante entusiasmo. Proporcionar um ambiente convidativo, deixar os brinquedos sempre ao alcance, estipular um período para o uso dos aparelhos eletrônicos, entre outras atitudes, irá estimular o ato de brincar no cotidiano da criança. Ah, e se for possível ter a presença dos pais em alguns momentos, a brincadeira se torna melhor ainda!
1- Desenvolvimento das competências Importantes competências como a comunicação, resolução de conflitos e trabalho em equipe são fortemente trabalhadas com o simples fato de brincar. Tais habilidades são fundamentais, pois trabalham aspectos que valem para toda a vida da criança.
2- Percepção e autoconhecimento Ao brincar, as crianças conhecem o espaço que estão inseridas e a forma como podem utilizá-lo para tirar partido das brincadeiras. Assim, podem entender seus próprios limites, adquirindo conhecimento dos seus gostos, afinidades e preferências.
3- Habilidades emocionais As brincadeiras oferecem oportunidades para as crianças expressarem sobre os aspectos perturbadores de seu cotidiano como os fatores de estresse, as dúvidas, os conflitos familiares e outros dilemas da infância. Aprendendo, assim, a conhecer suas emoções e a lidar com elas.
4- Compreensão de limites e regras Brincadeiras exigem regras, sendo elas de segurança, pontuação ou convívio. Assim, a criança consegue compreender que respeitar as regras faz parte da brincadeira. Essa disciplina é fundamental para o desenvolvimento da criança e vai refletir em muitos aspectos da sua vida.
5- Incentiva a criatividade Os brinquedos que exigem imaginação, como massinha de modelar, peças de Lego e blocos de montar tornam a criança a própria inventora de suas brincadeiras e isso abre um leque de possibilidades na imaginação delas. Assim como as brincadeiras tradicionais, casinha, escolinha, entre outras, que são um mundo de faz-de-conta e oferecem uma infinita possibilidade para elas.
6- Desenvolve laços afetivos As brincadeiras promovem uma série de benefícios. Entre eles, a de ter e fazer amigos. Até mesmo quando falamos de crianças tímidas, é possível desenvolver laços de amizade. Muitas vezes, as crianças mais desinibidas conseguem inserir as tímidas na brincadeira. Sendo assim, podemos dizer que essa é a maneira mais efetiva das crianças fazerem amizades!
Comments